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Title: História Kaiowa
Title: Das Origens aos Desafios Contemporâneos
Title: (History of Kaiowa People
Title: From the Origins to the Contemporary Challenges
)
Subject: History of Native Amerindian Peoples,
Subject: Culture and Religion of Kaiowa People
Authors Graciela Chamorro
Format: 16x23
Pages: 320
Publisher: Nhanduti Editora 2015
ISBN: 9788560990238
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"Povos Indígenas" and "Missões Cristãs e Povos Indígenas":

Título:Content
Títu
TítuCapítulo 1. Entre nomes, autodenominações e identidades atribuídas
Títu1.1 Ka’agua como nome genérico
Títu1.2 Ka’agua como etnônimo particular
Títu1.3 Ka’agua [kaiowa] como autodenominação
Títu1.4 Kário e Itatim: guarani falantes da região e seus contatos
Título:nos séculos XVI e XVII
Títu1.5 Sobre nomes e identidades étnicas na história indígena
Capítulo 2. Indígenas falantes de guarani no atual estado brasileiro
Título:de Mato Grosso do Sul: De Itatim a Ka’agua – séculos XVI a XIX
Títu2.1 A época pré-colonial
Títu2.2 Itatim: o lugar e os habitantes
Títu2.3 Aleixo Garcia: o primeiro europeu no Itatim
Títu2.4 Jesuítas e bandeirantes no Itatim
Títu2.5 Líderes itatim resistem à missão jesuítica
Títu2.6 Ka’agua: os grupos embrenhados nas matas
Títu2.7 Os Ka’agua no Paraguai nos séculos XVIII e XIX
Títu2.8 Conflitos entre Mbajá, Ka’agua e “paraguaios”
Títu2.9 Em vez de armas uma pequena cruz
Títu2.10 Filhos e filhas da cruz
Capítulo 3. “Numerosíssima nação refugiada nas vastas matas” – século XIX
Títu3.1 Os sertanistas e sua época
Títu3.2 Os povos indígenas, suas terras e a lei de terras de 1850
Títu3.3 Os aldeamentos indígenas e as colônias militares na fronteira
Títu3.4 Demarcando fazendas “a olho” em terras indígenas
Títu3.5 Os Kaiowa às margens dos rios e nos bosques
Títu3.6 Porto Cayuáz
Títu3.7 Alojamentos, mobilidade e subsistência
Títu3.8 Os caminhos
Títu3.9 “De boa índole, fáceis de reduzir” e carentes de proteção
Títu3.10 “Traziam dentro do orifício um batoque de resina”
Títu3.11 Kaiowa e Guarani
Títu3.12 Grupos indígenas inimigos
Títu3.13 Os Cayuaz “d’além do Paraná” na Província de São Paulo
Títu3.14 Que fim levou a população Kaiowa do outro lado do Rio Paraná?
Títu3.15 Kaiowa e Guarani entre Brasil e Paraguai
Capítulo 4. A “Guerra” e a “Mate” – séculos XIX e XX
Títu4.1 A “Guerra do Paraguai”
Títu4.2 A Guerra guasu, ou a “grande guerra’, na memória kaiowa
Títu4.3 A Guerra na História Indígena
Títu4.4 A Companhia Mate Laranjeira
Títu4.5 López, Vargas e Rondon na percepção kaiowa
Títu4.6 Os japepo e as “ollas paraguai”
Títu4.7 O trabalho de indígenas Kaiowa nos ervais
Títu4.8 Saldo da ação da Mate Laranjeira na história kaiowa
Capítulo 5. Práticas culturais kaiowa e guarani do século XIX ao XX
Títu5.1 De “corpos bem crescidos e belos”
Títu5.2 Adornos corporais
Títu5.3 Habilidades corporais
Títu5.4 De expressões brandas, mas “pertinazes na defesa”
Títu5.5 Língua kaiowa
Títu5.6 A casa e o fogo
Títu5.7 Mobília, utensílios e armas
Títu5.8 Subsistência
Títu5.9 Produção da chicha e a festas do kagwi
Títu5.10 A caça e a festa
Títu5.11 A festa de perfuração do lábio ou Kunumi Pepy
Títu5.12 A festa do Nimongarai
Títu5.13 Casamento
Títu5.14 Parto
Títu5.15 Educação das crianças
Títu5.16 Doenças e deficiências físicas
Títu5.17 Cura
Títu5.18 Enterros
Títu5.19 Música
Títu5.20 Organização social
Títu5.21 Religião
Títu5.22 Tempo e contagem
Títu5.23 Viagens e meios de transporte
Títu5.24 Os Kaiowa e os outros

Capítulo 6. Sucessivos sarambi e novos aldeamentos – séculos XX e XXI
Títu6.1 O Serviço de Proteção ao Índio – SPI
Títu6.2 A passagem de Rondon pela região
Títu6.3 A Missão Evangélica Caiuá
Títu6.4 A vida cotidiana dos Kaiowa na ótica de agentes da missão
Títu6.5 “Fructas de vês”
Títu6.6 Os Kaiowa da região de Dourados e Amambai
Títu6.7 O trabalho nos ervais
Títu6.8 A caça, a pesca e a coleta
í tu6.9 O trabalho na roça: o milho
Títu6.10 Alteração das práticas econômicas, o calendário e a changa
Títu6.11 Mudanças na economia, o formato das casas e o tamanho das famílias
Títu6.12 Nomes e status no sistema de parentesco kaiowa
Títu6.13 Chicha: a bebida e o acontecimento
Títu6.14 Trabalho com a fibra de caraguatá
Títu6.15 Panelas de barro e outras manufaturas
Títu6.16 Vestes e adornos corporais
Títu6.17 Líderes religiosos e políticos
Títu6.18 Práticas religiosas contemporâneas
Títu6.19 Kunumi Pepy
Títu6.20 Rituais de belas palavras, ñe’êngatu
Títu6.21 Influência cristã na religião indígena
Títu6.22 Práticas rituais e mudanças ecológicas
Títu6.23 A Colônia Agrícola Nacional de Dourados
Títu6.24 O corpo a corpo com não indígenas no Panambizinho
Títu6.25 A chegada dos valentes na memória indígena
Títu6.26 Dos últimos sarambi às retomadas
Títu6.27 O que ficou para trás com os sarambi
Títu6.28 Os acampamentos
Títu6.29 Ocupação do espaço e mobilidade kaiowa e guarani
Capítulo 7. Pelos caminhos da história: desterro e liberdade

Títu7.1 Quem são os Kaiowa hoje?
Títu7.2 Liberdade e desterro
Títu
Referências
TítuDocumentos FUNAI
TítuReferências bibliográficas
TítuInterlocutores e Interlocutoras indígenas
Títu
Anexos
TítuAnexo 1: Mitos Guarani
TítuAnexo 2: Documentos da FUNAI
TítuAnexo 3: Igrejas atuantes entre indígenas Kaiowa, Guarani e Terena na RID
Títu
Glossário
Títu
Índices
TítuÍndice de pessoas e povos indígenas
TítuÍndice de lugares
TítuTítu˜
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Graciela Chamorro

História Kaiowa
Das Origens aos Desafios Contemporâneos
(History of Kaiowa People. From the Origins to the Contemporary Challenges)

Título:Foreword
Títu
Título:In this book, Graciela Chamorro wanted to dive into the Kaiowa history, but her work takes us far beyond that simple purpose. Although she has made it clear that she doesn’t come from Kaiowa people, that her point of view is necessarily external, Graciela got tell us about the past of the Kaiowa people, and also she told us about the past "a la Kaiowa", in the way of these people: a story that, far from being a dead letter or a reason for lamentations, is a kind of a boost for the future, a direction to follow, a hymn to life.
Título:Ephemeral missions, but they had some consequences like a banishment of an elder chieftain who wanted to "convey to future generations the traditions of past generations"; the bloody bandeira expeditions that caused deaths, escapes and slavery; the attacks of Mbajá Indians that ended up with the presence of Guarani language people in the ancient Itatim; the War of the Triple Alliance, with the consequent human exploration in herbal fields and on cattle ranches; a deforestation and a construction of new farms that meant for the indigenous people a slow and progressive loss of their territory. The history of Kaiowa people can be seen in this way, as a succession of disasters, all due to external actors who modified, shaped, changed and keep changing the future of this human group, since those disasters resulted in deaths, forced displacements, exploitation, discrimination, poverty and loss of land. They transformed the ancient Itatim people of the first conquerors in despised Ka'agua, in "people of the bush", in "wild people".
Título:As the author shows, the Kaiowa people usually divide their history in three stages: the time of ymã guare - the earlier time, the time of freedom, of the good things; the time of sarambi, "a mess and a compulsory scattering" - the time of darkness of a territorial loss, a forced displacement, a poverty and misery, it is the time of these disasters that I mentioned above, although not all of them are kept in the collective memory of the people. However, in the history of Kaiowa people there is another time: the time of today, the “time of the justice", of the struggle for their land and their their rights, the time when the despised Ka'agua people turn into the proud Kaiowa.
Título:
Título:Isabelle Combès
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